RISCOS E CATÁSTROFES:

Exclusivos para Professores de Educação Pré-Escolar, Ensinos Básico (1.º, 2.º e 3.º Ciclos), Secundário e de Educação Especial, do Sistema de Ensino Português)
(Circular de Divulgação | Cartaz Geral | Formulário de Inscrição)
Mais informações sobre o CFPR – Centro de Formação de Professores da RISCOS

Acreditado pelo CCPFC
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua

Cursos de Formação de Atualização: Colóquios, congressos, simpósios, jornadas ou iniciativas congéneres

CFA 9: Pandemias no século XXI: Dos Riscos à Medicina de Catástrofe

|  Carga horário: 12,5 horas   |   código CCPFC/ACC- 114758/22    |    ver certificado e condições
Grupos de Recrutamento: Professores dos Ensinos Básico e Secundário;
(Conta como horas de Formação Geral)


Conteúdos

Ao longo da História, a Humanidade tem sido confrontada com a difusão de doenças infeciosas, causadas por vírus e bactérias que marcaram a I fase da Transição Epidemiológica, gerando elevada morbilidade e mortalidade. A tecnologia de transporte, contextos políticos e o comércio internacional, contribuíram para a emergência de doenças à escala global.
Mais recentemente, o ano de 2020 ficará marcado na memória mundial como o ano da eclosão e difusão à escala global da pandemia por SARS-CoV-2. A sua propagação rápida e intensa, colocou em causa a sociedade globalizada, os seus modos de vida e as suas interdependências, com impactos sociais, políticos e económicos cuja dimensão ainda não está bem determinada.
Para além deste surto pandémico, no presente, a Medicina de Catástrofe tem sido convocada a prestar auxílio e a encontrar soluções na sequência de múltiplas situações adversas para os seres humanos, geradas por fenómenos climáticos excecionais, sismos, conflitos bélicos, catástrofes ambientais de causa antrópica, cujo impacto e modo de intervenção urge discutir, envolvendo especialistas de diversas áreas, sejam académicos ou operacionais, com o objetivo de partilhar boas práticas, discutir políticas e meios de atuação amplos e diversos, capazes de responder à gestão e prestação de cuidados polivalentes em cenários de multivítimas, bem como de consciencializar os professores para os riscos e catástrofes, no âmbito do Referencial de Educação para o Risco (RERisco), e num contexto de uma cidadania ativa, formando cidadãos solidários e conscientes em matéria de proteção e socorro, promovendo uma cultura de segurança.

Objetivos

Este curso formação, destinado a Professores do Ensino Básico e Secundário, visa discutir resultados de investigação e experiências relevantes no âmbito dos impactos gerados por diversas pandemias/epidemias que afetaram a história recente da humanidade, em particular a COVID-19, nas suas múltiplas vertentes, constituindo um fórum de debate especializado sobre a temática dos riscos e da medicina de catástrofe, e em particular:

  1. História, Geografia e Sociologia das pandemias;
  2. Pandemia COVID-19 e intervenção sanitária;
  3. Saúde mental, pandemias e cenários de catástrofe;
  4. Operações de socorro em cenário de pandemia;
  5. Comunicação em contexto de pandemia;
  6. Transpor os conhecimentos técnico-científica-pedagógica para contexto de sala de aula, com o intuito de sensibilizar para a redução do risco e atuação em cenários de catástrofe.

Formadores

Luciano Lourenço
Professor Catedrático (Jubilado) da Universidade de Coimbra
Fátima Velez de Castro
Professora Auxiliar da Universidade de Coimbra
Paulo Nossa
Professor Auxiliar da Universidade de Coimbra

Destinatários (conta como horas de formação geral)

Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Regime e Frequência

As sessões realizam-se presencialmente, a não ser que sejam impostas medidas de contingência associadas ao contexto de COVID19. Nesse caso, os cursos decorrerão por videoconferência.

Inscrição

Deverá preencher o formulário de inscrição (descarregar) e enviar por email para seminarios@riscos.pt.

Dados para pagamento:
Banco: Caixa Geral de Depósitos | Nome da Conta: RISCOS
BIC/SWIFT: CGDIPTPL | IBAN: PT50 003502550023519283079
NIF: 506 731 391

Morada
Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Largo da Porta Férrea
3004-530 Coimbra

A inscrição inclui no Seminário o acesso às conferências, mesas redondas e sessões temáticas, livro de resumos, no que concerne à Visita de Estudo, a reserva de um lugar.

Sessões

A ação realize-se em regime presencial, distribuídas ao longo dos 3 dias do Seminário, em que os formandos poderão escolher entre as várias sessões, por forma a atingir as 12,5 horas (8h presenciais e 4,5h não presenciais, à distância-assíncronas), distribuídas da seguinte forma:

  1. Conferência de Abertura 1 do I Seminário do Grupo de Medicina de Catástrofe: “Med. Catástrofe. Ética. Pandemias” (07/06/2022, 9:30 às 10:15 – 0,45 horas). Orador: General Médico Henri Julien, Président de la Société Française de Médecine de Catastrophe;
  2. Conferência de Abertura 2 do I Seminário do Grupo de Medicina de Catástrofe: “Paradigma de atuação da UEFISM em cenários de emergência e catástrofe” (07/06/2022, 10:15 às 11:00 – 0,45 horas). Oradora: Coronel Médica Ana Salazar, Unidade de Ensino, Formação e Investigação da Saúde Militar;
  3. Mesa redonda 1 do I Seminário do Grupo de Medicina de Catástrofe: “A comunicação em cenários de pandemia e catástrofe” (07/06/2022, 11:30 às 13:10 – 1,67 horas). Oradores: Prof. Doutor António Betâmio de Almeida; Prof.ª Doutora Margarida Gaspar de Matos; Dr.ª Dulce Salzedas e Prof.ª Doutora Felisbela Lopes;
  4. Mesa redonda 2 do I Seminário do Grupo de Medicina de Catástrofe: “Medicina de catástrofe e pandemias” (07/06/2022, 14:30 às 16:10 – 1,67 horas). Oradores: Prof. Doutor António Marques; Doutor Paulo Coimbra Martins; Coronel Médico Patrick Hertgen e Tenente-Coronel Médico Paulo Campos;
  5. Mesa redonda 3 do I Seminário do Grupo de Medicina de Catástrofe: “Medicina de catástrofe em contexto extra hospitalar” (07/06/2022, 16:30 às 18:10 – 1,67 horas). Oradores: Dr. Rui Ponce Leão; Enfermeira Sara Gandra; Dr. Romero Gandra e Luísa Guardão;
  6. Sessão de comunicações orais (08/06/2022, 09:00:11:00 – 2 horas) Oradores: Participantes nacionais e ou estrangeiros, incluindo académicos, técnicos de proteção civil, alunos de mestrado ou de doutoramento e professores;
  7. Mesa redonda 4 do I Seminário do Grupo de Medicina de Catástrofe: “A relevância da comunicação e a sua influência na gestão do risco e das crises” (08/06/2022, 11:30 às 13:10 – 1,67 horas). Oradores: Prof. Doutor João Frada; Prof. Doutor José Morgado; Prof.ª Doutora Cristina Queirós e Dr.ª Joana Ramos;
  8. Mesa redonda 5 do I Seminário do Grupo de Medicina de Catástrofe: “Especialidades conexas com situações sanitárias excecionais” (08/06/2022, 14:30 às 16:10 – 1,67 horas). Oradores: Prof. Doutor José Calheiros; Prof. Doutor A. Franklin Marques; Tenente-Coronel Farmacêutico João Carmo e Prof. Doutor Duarte Nuno Vieira;
  9. Mesa redonda 6 do I Seminário do Grupo de Medicina de Catástrofe: “Ameaças não convencionais em cenários de catástrofe” (08/06/2022, 16:30 às 18:10 – 1,67 horas). Oradores: Dr.ª Ana Mafalda Reis; Dr.ª Gisélia Braga; Dr. Manuel Lima Ferreira e Doutor Fernando Almeida;
  10. Sessão de comunicações orais (09/06/2022, 09:00:11:00 – 2 horas) Oradores: Participantes nacionais e ou estrangeiros, incluindo académicos, técnicos de proteção civil, alunos de mestrado ou de doutoramento e professores;
  11. Visita Técnica (09/06/2022, 14:00:17:00 – 3 horas) ao Centro de Saúde Militar de Coimbra para observação in situ dos meios e recursos, de âmbito militar, para a prestação dos melhores cuidados de saúde em cenários de missão geralmente adversos;
  12. Elaboração de um Relatório Individual sobre uma das temáticas abordadas durante o evento (4,5 horas – obrigatório).

Avaliação

Este curso realiza-se por avaliação contínua, tendo em conta as seguintes modalidades:

  1. Qualidade e frequência de participação nos vários momentos do curso de formação (1,5/10 valores);
  2. Realização de “Relatório” sobre os conteúdos do curso de formação (8,5/10):
    • Utilização adequada de terminologia científica (4/10);
    • Capacidade crítica e argumentativa (3/10);
    • Organização e estética (1,5/10)